Portas Fechadas

PARIS – As portas da assembleia nacional francesa estão fechadas. Cerradas. Closed. Cá em outros cantos tomamos uma perspectiva às vezes deturpada, idealizada, do estrangeiro. No caso da França, por sua história de lutas, seria uma terra de liberdades, em que os cidadãos lutavam por seus direitos, por liberdade, democracia. Mas a França não é assim tão democrática.

Como pesquisador da área de Gestão Pública, me interesso pelos sistemas administrativos e legislativos dos diversos países. Tentei ir à assembleia nacional francesa, mas não pude entrar.

Não pude entrar, não por alguma restrição não atendida, mas por que ninguém pode entrar. É normal e legítimo que cada casa estabeleça regras de funcionamento, às vezes incoerentes, mas legítimo. Em Portugal, há que se “agendar” antes, se inscrever na lista dos que irão assistir à sessão (questão do número de cadeiras, etc). No Brasil, é necessário vestir terno para poder pisar dentro do parlamento (questão de respeito, dignidade). Mas não há nada disso em França. A assembleia simplesmente está fechada, as reuniões são privadas. “não é um lugar para turismo”, disse o guarda. Não é apenas com “estrangeiros”; mesmo os franceses não podem ascender ao parlamento. E onde fica o direito dos cidadãos que desejam acompanhar o trabalho de seus representantes? E a democracia?

Anúncios

Sobre Márcio Carlomagno

Mestrando em Ciência Política. Formado em Comunicação Social e em Gestão Pública. Um curioso e um palpiteiro sobre a sociedade, a política, as artes, e de tudo um pouco.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s