FC Porto, um símbolo contra o sistema

PORTO – A Avenida dos Aliados na cidade do Porto é o local das grandes manifestações populares na cidade. Foi nela a concentração de milhões de pessoas em 1974 pedindo por democracia, quando a Revolução dos Cravos derrubou o regime ditatorial de Salazar, e é nela as grandes comemorações da cidade. Foi nela que no último domingo, dia 03 de abril, os torcedores do Porto Futebol Clube celebraram a conquista do campeonato nacional de futebol.

O time do Porto é um dos dois grandes times de Portugal, tendo como grande rival o Benfica, de Lisboa. Mais do que apenas esporte, a equipe do Porto é, de certa forma, um símbolo do contra-sistema. Durante a ditadura de Salazar, o Benfica era o “time oficial” do governo. Ele era “obrigado” a ganhar, sempre ganhava. Jogos armados, seja o que for. Houve casos em que o Porto tendo vencido o Benfica, o jogo teve que ser refeito, até que o Benfica ganhasse. E o Benfica ganhou todos os campeonatos durante aquele regime. Regime derrotado, o Porto passou a ganhar, e ganhou consecutivamente. E este ano novamente. Não que o Benfica ou seus torcedores tenham culpa pelo “torcedor” autoritário que teve, mas o Porto têm em si esse espírito de liberdade, justiça e conquista, dentro de campo, que são a própria essência da democracia. Porto, campeão!

Anúncios

Sobre Márcio Carlomagno

Mestrando em Ciência Política. Formado em Comunicação Social e em Gestão Pública. Um curioso e um palpiteiro sobre a sociedade, a política, as artes, e de tudo um pouco.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s