A sopa e a francesinha

Já ouvi de muitos brasileiros reclamações quanto à adaptação com a comida, em Portugal. Particularmente, não tenho maiores reclamações. Não sinto falta do feijão e não me importo com a quantidade de peixe que há por aqui. Talvez não fosse assim tão brasileiro. Hahaa.

Uma coisa, no entanto, merece destaque: a sopa.

A sopa portuguesa (na faculdade)

Aqui há muita sopa, uma cultura inacreditável de sopas. É obrigatório, como entrada, em todos os lugares. Na cantina da faculdade (o equivalente ao chamado R.U. – Restaurante Universitário – no Brasil) serve-se, junto à comida, uma pequena tijelinha de sopa. Todos a pegam. No inicio não pegava, não gostava muito. Nunca gostei de sopas. Certo dia peguei e comecei a tomar. Ia largar, mas pensei nos milhares de pessoas que sobrevivem por dia a base de uma sopa daquelas. Esforcei-me por tomar. Nos primeiros dias, tomava até a metade. Curioso como em pouco tempo você se acostuma com as coisas, né? Hoje não só pego e tomo toda a sopa como gosto muito dela.

Outra comida típica daqui é a tal francesinha. Esta:

Francesinha

É uma massa feita com pães de forma, com batatas à sua volta, recheada de fiambre (presunto), queijo, linguiça/salame, bacon, e mais um monte de coisas. O tempero do molho, misturado com algum tipo de mel, também é muito bom. O único ruim é que é meio cara, em média 5 euros. A sopa está inclusa no almoço da faculdade. =)

Anúncios

Sobre Márcio Carlomagno

Mestrando em Ciência Política. Formado em Comunicação Social e em Gestão Pública. Um curioso e um palpiteiro sobre a sociedade, a política, as artes, e de tudo um pouco.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s