Mini e Super

Existem alguns artefatos pelos quais podemos interpretar uma cultura. Alguns são subjetivos e exigem muito esforço intelectual para os entendermos. Outros, são bem mais claros. Aqui em Portugal pude testemunhar um desses artefatos, desses símbolos, claríssimos. Aqui está, abaixo:

O que é? Trata-se da mais nova sensação de Portugal, uma mini-cerveja. Sim! Ao mesmo tempo em que, no Brasil se lança a Skol Litrão, aumentando a dosagem tradicional para um litro, quem sabe rumando aos dois litros, aqui na Europa, ao menos em Portugal, se faz o movimento inverso. As duas maiores cervejas daqui, Super Bock e Sagres, lançaram versões “mini” de suas cervejas, com 200ml, ou 20cl, como se mede por aqui. E essas mini-cervejas são muito populares por aqui, nos bares, com suas propagandas baseadas na “união entre amigos”. Um sucesso! Dirá algo sobre essa cultura? O que seria? Não que se beba menos em Portugal, não diria isso, mas ao menos significa alguma diferença contrastante com o Brasil.

Anúncios

Sobre Márcio Carlomagno

Mestrando em Ciência Política. Formado em Comunicação Social e em Gestão Pública. Um curioso e um palpiteiro sobre a sociedade, a política, as artes, e de tudo um pouco.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s