Sobre hábitos culturais

PORTO – Uma das coisas mais interessantes de se viver em outra cultura é aprender sobre ela. Sem o etnocentrismo de criticar, de apontar o outro como esdrúxulo ou errado, apenas com o interesse de conhecer como o outro pensa.

Há uma semana em Porto, Portugal, já pude conhecer alguns hábitos que, por diferentes ou contrastantes daqueles que temos no Brasil, parecem bem curiosos, à primeira vista.

A primeira coisa que notei de diferente é o interruptor de luz. Eles ficam localizados não dentro dos cômodos, quarto, banheiro, etc, mas no corredor. Se acende e apaga a luz do lado de fora do banheiro, por exemplo.

Por falar em banheiro algo muito curioso é sua porta. Não se tranca a porta do banheiro. Sequer existe chave na porta do banheiro. Quando se está em uso, apenas se fecha a porta e os demais já sabem que está ocupado e respeitam.

Já uma coisa que realmente me causou susto e riso foi o cinema. Fui com um casal de amigos no shopping e fomos ao cinema. No meio do filme, ele se interrompe. Penso que o projetor estragou, como já ocorreu bastante nos redutos de filmes de arte em Curitiba que costumava freqüentar. Em seguida, surge na tela, em letras brancas sobre fundo preto, a palavra “intervalo”. Sim, existem intervalo nos cinemas portugueses. Já tinha ouvido histórias de meus avós, que no Brasil, no passado, também existia isso. Em Portugal, ainda existe. Se pensar bem, até faz sentido dar 10 minutos para o sujeito ir ao banheiro ou comprar mais pipoca mas causa certo impacto para quem não está acostumado nem espera por isso. Hehee.

Anúncios

Sobre Márcio Carlomagno

Mestrando em Ciência Política. Formado em Comunicação Social e em Gestão Pública. Um curioso e um palpiteiro sobre a sociedade, a política, as artes, e de tudo um pouco.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sobre hábitos culturais

  1. Jhuly disse:

    Gostei do texto márcio….. rsrssrs..
    Parabéns por estar aí!!! Muitos queriam seu lugar, mas não podem…. ( eu sauhsuahsuahsuhauha brincadeira) Aproveite.!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s