De como decisões políticas mudam a vida das pessoas

A política parece, para a maioria das pessoas, para aqueles que não fazem dela objeto de interesse e discussão, distante. A política parece, para a maioria das pessoas – e não podemos culpá-las por isso – algo que não interfere em suas vidas cotidianas, ou que não interfere substancialmente. Para aqueles que reproduzem o senso comum, a política interfere somente para os mais pobres, de modo assitencialista; não tem importância para a classe média. São equívocos, pois as decisões tomadas nos gabinetes políticos mudam a vida das pessoas, diretamente. Eu, assim como todos nós, em menor ou maior grau, sou uma dessas pessoas.

Em 2008 iniciei dois cursos universitários. Comunicação Institucional, na UTFPR em Curitiba, e Gestão Pública, no setor litoral da UFPR, em Matinhos. A UTFPR se tornou Universidade em 2005 – antes era uma outra coisa, o Cefet. O curso de Comunicação Institucional foi criado naquele mesmo ano. A UFPR já existe a 90 anos, mas o setor Litoral também foi criado no mesmo ano de 2005. As duas são universidades públicas e foram criadas por decisões políticas-governamentais. Nenhum dos dois cursos que cursei existiria não fossem decisões políticas. Um ministro tem uma idéia, pessoas trabalham para esquematizá-la, o presidente assina, e milhares de novos alunos ingressam em novas universidades e cursos. Muda suas vidas.

Em alguns dias irei viajar para a Europa, para estudar na Universidade do Porto, em Portugal. Isso se dará graças a uma bolsa de estudos que ganhei. Novamente uma decisão política-governamental que pode soar apenas como números em um papel – X porcento de aumento de bolsas de estudos para intercâmbio no exterior – mas que muda a vida das pessoas. Estudantes passam a ter a oportunidade de se aperfeiçoar, se aprimorar.

Estes são exemplos práticos que me afetam diretamente, mas isso ocorre com todos nós – apenas não se percebe. Política importa. Suas decisões influenciam nossa vida, todo santo dia, susbtancialmente.

 

About these ads

Sobre Márcio Carlomagno

Mestrando em Ciência Política. Formado em Comunicação Social e em Gestão Pública. Um curioso e um palpiteiro sobre a sociedade, a política, as artes, e de tudo um pouco.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para De como decisões políticas mudam a vida das pessoas

  1. biatriz disse:

    nao tem nada o que eu quero porra

  2. Anônimo disse:

    tambem nem para mim

  3. Anônimo disse:

    fds -.- ponham cenas de jeito né?

  4. Anônimo disse:

    nao achei o que eu queria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s